Você já ouviu falar sobre RPA – Robotic Process Automation? Ou então sobre a robotização de processos? Quando falamos sobre esse assunto é muito comum pensarmos sobre filmes futuristas, robôs e ficção científica, não é? Porém, a verdade é que o futuro está cada vez mais próximo da sua empresa.

Pare um instante para pensar em como eram os processos internos de uma empresa apenas 15 anos atrás – quando grande parte dos processos eram realizadas de forma manual, mesmo com o início da popularização dos computadores. A intervenção humana era necessária para que todas as atividades realmente acontecessem, certo?

Essa realidade é completamente diferente hoje em dia. Com o uso das novas tecnologias é possível automatizar vários processos para obter saltos de produtividade – e o RPA exerce um papel cada vez mais importante nessas organizações.

Neste artigo veremos as principais informações sobre o RPA – Robotic Process Automation. Confira.

O que é RPA?

O RPA é uma tecnologia desenvolvida para automatizar processos empresariais, trabalhando com a captura, interpretação e processamento de informações utilizadas no dia a dia do negócio. O seu objetivo é eliminar a necessidade de intervenção humana na realização de atividades baseadas em rotinas manuais e repetitivas.

Para compreender melhor o funcionamento dessa tecnologia, pense em qualquer trabalho repetitivo que você faz no computador, como por exemplo emissão de guias de tributos no site da RFB, ou no site de cada SEFAZ. Necessariamente você precisa digitar todas as informações manualmente em cada site de acordo com o valor apurado de impostos. Com o RPA do Dootax (Pagamento de Tributos), esse processo é automatizado, e todas as guias são automaticamente geradas após a apuração sem nenhuma interação humana – agilizando o processo e reduzindo as chances de erro no preenchimento das informações.

Como surgiu o RPA?

As organizações sempre estiveram em busca de formas para melhorar o seu desempenho e potencializar os resultados obtidos, certo? A introdução dos computadores já foi considerada uma grande mudança na forma como as atividades internas de uma empresa eram desenvolvidas, mas os limites que podem ser alcançados foram ampliados com a popularização da internet.

O RPA é uma consequência natural de um cenário criado nos últimos anos: diversos dispositivos com conexão à internet, armazenamento de dados na nuvem e a possibilidade de integração de informações. Com a combinação de todos esses fatores e a evolução da inteligência artificial surgiu a robotização dos processos empresariais.

Gerações de robôs

Para compreendermos melhor como funciona o Robotic Process Automation, é preciso entender melhor como funcionam esses robôs responsáveis pela robotização dos processos da sua empresa. Para facilitar o entendimento, podemos classificá-los em 5 gerações:

  1. Automação de funções repetitivas e operacionais
  2. Processamento de dados não estruturados – como leitura de PDFs e códigos de barra
  3. Funções avançadas de análise e algoritmos de previsão
  4. Funções complexas de análise avançada de dados para encontrar as melhores decisões em situações difíceis
  5. Utilização de algoritmos de inteligência cognitiva e interações humanas – como ligações telefônicas

Gerações de Robô - RPA

Como funciona um RPA

O funcionamento de um RPA pode acontecer em diversos níveis, de acordo com a ferramenta utilizada. Confira quais são as principais utilizações dessa tecnologia:

  • Automação de processos. Imita as regras de um determinado processo baseado em regras preestabelecidas, executando apenas as funções básicas prescritas pelos seus programadores. Esse é um sistema que consegue dar baixa dos produtos vendidos do estoque de forma automática, por exemplo.
  • Automação de processos inteligentes. Esses sistemas podem ir além de seguir regras e conseguem interpretar dados não estruturados através da verificação cruzada de dados.
  • Plataformas cognitivas. Esses são os robôs que conseguem aprender através de suas experiências de forma muito semelhante aos humanos, conseguindo realizar tarefas complexas sem a intervenção humana.

Vantagens de um RPA

A utilização da tecnologia de Robotic Process Automation na sua empresa pode resultar em diversas vantagens – que refletem diretamente nos resultados alcançados. Veja quais são as principais delas:

  • Redução de custos com mão de obra
  • Diminuição do tempo gasto com processos internos
  • Aumento da qualidade das rotinas internas e redução das chances de erros
  • Aumento da eficiência das operações – o que também aumenta o tempo disponível e o dinheiro ganho
  • Facilidade na estruturação de processos internos
  • Possibilidade de integração entre diferentes plataformas
  • Consistência e previsibilidade dos resultados obtidos
  • Melhoria na satisfação do cliente
  • Facilidade no acesso a informações úteis para a gestão

O que os especialistas falam?

Para finalizar este artigo sobre o RPA, vamos visualizar o que os especialistas falam sobre a utilização dessa tecnologia e a tendência para os próximos anos:

  • Segundo estudo da A. T. Kearney, o RPA – Robotic Process Automation, continuará em expansão e influenciará a economia de serviços ao longo da próxima década.
  • De acordo com Frances Karamouzis, VP Distinguished Analyst da Gartner, o RPA representa a mudança mais significativa que foi vista ultimamente.
  • Ainda segundo Frances Karamouzis, o grande segredo é utilizar o RPA pra realizar tarefas multiplas. Quanto maior for o número de tarefas automatizadas, melhor será o ROI (Retorno sobre o Invetimento).
  • A opinião da Gartner também ressalta que o RPA é um dos assuntos mais importantes para os próximos cinco anos – pois a automação mudará a proposta de valor em todas as organizações.

Você já conhecia o conceito de RPA – Robotic Process Automation? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Thiago Souza

Co-Founder do Dootax, formado em Sistemas de Informação, desde 2004 atuando em Tecnologia da Informação. Em 2010 iniciou as atividades especificamente com foco no departamento fiscal e tributário. Atualmente responsável pelo Marketing e divulgação do Dootax.

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