RPA Fiscal – Benefícios – DootaxA matéria sobre “RPA Fiscal: os benefícios da modernização do setor fiscal” foi divulgado em outros meios de comunicação como a Exame, InfoMoneyTerra e Estadão.

Nada mais justo que divulgarmos também essa matéria em nosso próprio Blog, certo? Confira abaixo a matéria na íntegra.

RPA Fiscal: Os benefícios da modernização do setor fiscal

Os departamentos fiscais das empresas brasileiras foram invadidos por uma tecnologia transformadora: o RPA Fiscal. Com o uso das novas tecnologias, processos manuais dão lugar a processos automatizados e geram diversos benefícios no dia a dia de trabalho.

O Robotic Process Automation – RPA se refere à robotização dos processos empresariais. A geração de guias para recolhimento de tributos, pagamento de impostos e o cumprimento das obrigações fiscais estão entre as atividades que podem ser executadas sem a necessidade de intervenção humana.

Com a aplicação dessas novas tendências, as empresas que estão atualizadas conseguem obter saltos no seu desempenho – gerando benefícios que impactam nos resultados de toda a organização.

Transformação digital no departamento fiscal

O mundo passa por uma grande transformação digital que gera impactos dentro das organizações brasileiras. Vários processos foram modernizados para melhorar o desempenho dos mais diversos setores de uma empresa.

Com o departamento fiscal não foi diferente. Os profissionais que lidam com as obrigações fiscais e recolhimentos de tributos da empresa podem aproveitar essa tendência tecnológica para automatizar os processos internos. Trata-se de uma nova realidade que deixa as tarefas repetitivas nas mãos das máquinas e utiliza os profissionais da contabilidade para atividades mais estratégicas.

Benefícios do RPA Fiscal

Como você deve imaginar, a robotização das rotinas fiscais gera diversos benefícios para o departamento fiscal de uma organização. Veja os principais benefícios da automação promovida pelo RPA Fiscal:

  • Aumento da produtividade do setor. Com a utilização da automação fiscal, é possível reduzir em até 85% o tempo gasto em atividades manuais e repetitivas – como a emissão de guias para pagamento ou o cálculo de todos os tributos devidos.
  • Compliance fiscal. Compliance fiscal é o cumprimento de todas as normas, políticas e diretrizes relacionadas às obrigações fiscais. Com um RPA Fiscal as chances de erros são reduzidas e você pode garantir que todas as obrigações realmente estão sendo cumpridas.
  • Eficiência no pagamento de tributos. Uma das principais rotinas do departamento fiscal é a apuração e pagamento de tributos, certo? A automação fiscal permitiu o surgimento de soluções que apuram e realizam o pagamento dos tributos de forma automática – como o DOODoc – Pagamento de Tributos.
  • Redução de custos com mão de obra. Com a possibilidade de realizar várias atividades de forma automática, o departamento fiscal necessita de menos mão de obra para a execução das rotinas. Além disso, a força de trabalho pode ser alocada em atividades de viés estratégico para gerar ainda mais qualidade ao serviço.
  • Integração de informações. Os dados gerados com as ferramentas de automação fiscal podem ser integrados com outras ferramentas utilizadas pelo restante da organização para gerar informações ainda mais úteis.
  • Auxílio na gestão da empresa. Com o fácil acesso às informações do departamento fiscal, o RPA Fiscal também contribui com informações  úteis para os gestores da empresa.
Thiago Souza

Co-Founder do Dootax, formado em Sistemas de Informação, desde 2004 atuando em Tecnologia da Informação. Em 2010 iniciou as atividades especificamente com foco no departamento fiscal e tributário. Atualmente responsável pelo Marketing e divulgação do Dootax.

COMENTÁRIOS