Você já ouviu falar sobre a robotização de processos? Esse é um termo que vem ganhando popularidade nas empresas brasileiras – podendo ser aplicado para gerar vários benefícios em toda estrutura organizacional.

Com a evolução da tecnologia, estão surgindo inúmeras soluções digitais muito úteis para agilizar processos, reduzir custos e promover o crescimento sustentável. A robotização de processos é um ótimo exemplo: isso permite que um software imite o comportamento humano para automatizar qualquer processo de negócio.

Quer entender como a robotização de processos pode agilizar as rotinas do seu departamento? Então descubra neste artigo.

Afinal, o que é a robotização de processos?

A robotização de processos refere-se ao uso de ferramentas que automatizam parcial ou totalmente atividades humanas manuais, baseadas em regras repetitivas. São replicadas as ações de um ser humano real interagindo com um ou mais aplicativos para executar tarefas como entrada de dados, processamento de transações ou responder a consultas simples de atendimento ao cliente.

Os chatbots são um bom exemplo de robotização de processos que ganhou popularidade nos últimos anos. Trata-se de uma ferramenta de robotização de processos que imita um ser humano para responder às perguntas mais comuns dos clientes.

Porém, o uso da robotização de processos pode ir muito além dos chatbots. Vários departamentos podem obter ganhos incríveis ao robotizar algumas das suas atividades internas – liberando os funcionários para execução de tarefas mais estratégicas.

Ou seja, a robotização de processos serve a alguns propósitos:

  • Libera os seres humanos de tarefas monótonas e de baixo valor agregado – como entrada de dados – para tarefas de maior valor, que exigem criatividade, engenhosidade e tomada de decisão humana.
  • Ajuda a garantir que os resultados sejam completos, corretos e consistentes entre tarefas e entre trabalhadores humanos.
  • Garante que as tarefas possam ser concluídas mais rapidamente, porque a ferramenta de robotização de processos pode encontrar e recuperar todos os dados necessários em segundo plano.
Robotização de processos
Banner vector created by fullvector – www.freepik.com

Benefícios de robotizar os processos

Quando falamos sobre a robotização de processos, estamos nos referindo ao uso de uma tecnologia de RPA – Robotic Process Automation. E essa ferramenta é apenas uma consequência natural de um cenário criado nos últimos anos: diversos dispositivos com conexão à internet, armazenamento de dados na nuvem e a possibilidade de integração de informações.

Ao incorporar a tecnologia de RPA no seu departamento, você obtém uma série de benefícios:

Redução de custos

Uma das maiores vantagens da robotização de processos é a redução imediata e significativa nos custos necessários para executar as atividades. Quando o trabalho é automatizado, ele não apenas é concluído mais rapidamente, mas também pode ser executado 24 horas por dia, a uma taxa muito menor.

Qualidade do trabalho

Vamos encarar: até o humano mais cuidadoso pode cometer erros. Multiplique esses erros pelo número de pessoas que executam tarefas de rotina para sua empresa e você pode estar olhando para um problema bastante caro. Com o RPA, o trabalho é realizado sem erros – afinal, os robôs são programados para executar suas tarefas sempre da maneira correta.

Redução do tempo gasto

Quanto tempo leva um trabalhador humano para executar uma determinada tarefa, como preencher uma nota fiscal ou pagar uma guia de recolhimento? Mesmo que sejam apenas alguns minutos, um robô pode reduzir esse tempo para apenas alguns segundos. Multiplicando isso por dezenas de tarefas e vários funcionários, a economia de tempo se torna bastante expressiva.

Simplicidade e flexibilidade

A automação de tarefas e fluxos de trabalho por meio do RPA não requer conhecimentos avançados de programação ou a contratação de profissionais especializados. As ferramentas já estão prontas para que você possa usá-las.

Isso significa que mesmo os processos complexos podem ser transferidos de humanos para máquinas com pouco esforço. Quanto mais rapidamente essas tarefas e fluxos de trabalho puderem ser automatizados, mais cedo sua organização começará a colher os benefícios.

Insights e análises

Aprender com o passado pode ajudar os líderes da empresa a tomar melhores decisões para o futuro. O RPA oferece a capacidade de coletar, organizar, acompanhar, analisar, relatar e armazenar dados valiosos. Essas informações podem ser utilizadas para melhorar as operações atuais, resolver e corrigir problemas de maneira mais oportuna, prever com precisão e desenvolver as melhores práticas.

via GIPHY

Dootax: uma solução RPA para agilizar seu departamento fiscal

Você ficou interessado na robotização de processos e quer levar essa tecnologia para o departamento fiscal? Então a Dootax pode ajudá-lo!

A Dootax oferece soluções de robotização para a área fiscal, viabilizando uma redução da carga de trabalho mensal. Trata-se de uma plataforma que oferece uma ferramenta que automatiza tarefas – incluindo emissão de documentos fiscais, pagamento de tributos, armazenamento de documentos, manifesto do destinatário e muitos outros recursos.

Você já conhecia o conceito de robotização de processos? Quer conhecer melhor as funcionalidades da Dootax? Então entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

Carlos Lima

Formado em publicidade e propaganda, é analista de inbound marketing e mídias sociais na Dootax.

COMENTÁRIOS