A Receita Federal do Brasil, através do Portal Siscomex, apresentou na última quarta-feira o novo processo de exportação de mercadorias a ser implementado no país a partir do ano que vem.

Entre as propostas do novo processo está a Declaração Única de Exportação (DU-e), que será um documento eletrônico contendo todas as informações relevantes à exportação e estará integrado à Nota Fiscal Eletrônica, permitindo que todos os controles governamentais acessem a mesma informação. Esse documento substituirá os atuais Registro de Exportação, Declaração de Exportação e Declaração Simplificada de Exportação.

Buscando aprimorar o novo processo antes mesmo de colocá-lo em produção, o governo federal realiza, no período de 07 de outubro a 30 de outubro, consulta ao setor privado sobre o desenvolvimento do novo processo de exportação. Nesse período, o setor privado poderá enviar dúvidas e sugestões de melhoria ao novo processo de exportação, através do email: [email protected]

Para fazer o download da Cartilha sobre o novo fluxo de exportação: clique aqui

Thiago Souza

Co-Founder do Dootax, formado em Sistemas de Informação, desde 2004 atuando em Tecnologia da Informação. Em 2010 iniciou as atividades especificamente com foco no departamento fiscal e tributário. Atualmente responsável pelo Marketing e divulgação do Dootax.

COMENTÁRIOS