A área tributária de uma organização brasileira precisa lidar com diversos obstáculos no dia a dia de suas operações. E isso não ocorre por acaso. O Brasil possui um sistema tributário marcado pela complexidade e é considerado um dos piores do mundo.

Segundo a pesquisa Doing Business 2018, do Banco Mundial, as empresas brasileiras levam 1.958 horas ao ano para apurar e quitar todas as obrigações tributárias. Isso representa cerca de R$ 60 bilhões em arrecadação e coloca o Brasil na 184ª posição entre o total de 190 países pesquisados.

Além disso, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apontou que o Brasil possui o maior percentual de carga tributária da América Latina, 50% superior à média da região.

Levando tudo isso em consideração, os profissionais da área tributária precisam se desdobrar para cumprir todas as obrigações legais. Logo a seguir vamos destacar quais são os principais obstáculos enfrentados nesse processo.

Área Tributária
Photo by Helloquence on Unsplash

Quais são os maiores desafios da área tributária?

1. Complexidade do sistema tributário

O principal obstáculo para a área fiscal é a complexidade do sistema tributário. Conforme acabamos de destacar, o Brasil possui um dos piores sistemas tributários do mundo. E isso gera impactos negativos tanto para o poder público quanto para as empresas.

Além da alta carga de tributos, as empresas ainda precisam lidar com diferentes regras para o cumprimento das obrigações tributárias. Um bom exemplo disso são os tributos sobre bens e serviços (PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS), que possuem regras próprias e requerem conhecimento específico sobre as características de cada um deles.

Isso inclui benefícios fiscais, regimes especiais, isenções e reduções de bases de cálculo. Para manter-se em dia com a legislação, é preciso acompanhar diversas leis, decretos, regulamentos e portarias emitidas nas três esferas de governo: União, Estados e Municípios.

2. Diferenças nas regras de acordo com a localidade

Conforme acabamos de ver, as normas tributárias podem variar entre estados e municípios. Por conta disso, a área tributária precisa estar sempre atenta a situações excepcionais em transações feitas com organizações de outras localidades.

3. Alta carga de trabalho

Como consequência da complexidade tributária, surgem situações de alta carga de trabalho dentro da área tributária. Cada obrigação principal ou acessória requer a atenção dos membros da equipe – que possuem inúmeras atividades para garantir que a organização mantenha o compliance fiscal.

4. Acompanhamento da legislação

As legislações tributárias estão mudando a todo instante. Porém, como são muitas as leis que regulam essas obrigações, a área tributária pode enfrentar dificuldades em acompanhar todas as novidades.

Uma pequena alteração na lei do ICMS do Paraná pode afetar uma empresa de São Paulo que possui relações comerciais com uma organização de Curitiba, por exemplo. E, quando não observadas todas as obrigações legais, as consequências podem ser muito negativas – incluindo juros e multas.

5. Ausência das ferramentas adequadas

Para lidar com tantos obstáculos, a área fiscal necessita das ferramentas adequadas. Mas são poucas as empresas que investem em tecnologia de ponta para otimizar o trabalho desse setor.

Nos últimos anos ocorreu uma grande onda de modernização das organizações brasileiras. O processo produtivo nunca foi tão eficiente, o setor de marketing e vendas pode usar plataformas que automatizam o contato com o cliente e diversas outras rotinas podem ganhar em tempo e eficiência.

E essa mesma tendência também pode ser levada para a área tributária. Com as ferramentas adequadas torna-se possível automatizar processos – elevando a produtividade e reduzindo os riscos tributários.

Dootax: a solução para garantir o compliance fiscal da área tributária

Conforme acabamos de ver, o investimento nas ferramentas adequadas é uma ótima saída para contornar os obstáculos da área tributária. E simplificar os processos do setor fiscal é justamente a proposta da Dootax.

A Dootax é uma plataforma que simplifica o recolhimento de tributos e automatiza diversas rotinas que fazem parte do dia a dia da área tributária. Assim, você pode garantir que diversas atividades que consomem tempo sejam feitas de forma automática.

Os benefícios proporcionados pelas soluções Dootax incluem facilidade, agilidade e segurança. Tudo o que a área tributária precisa para superar os seus desafios e garantir o compliance fiscal.

Você já conhecia os maiores obstáculos da área tributária? Quer saber como a Dootax pode ajudá-lo? Então entre em contato com a nossa equipe.

Carlos Lima

Formado em publicidade e propaganda, é analista de inbound marketing e mídias sociais na Dootax.

COMENTÁRIOS