É cada vez maior o número de empresas que investem em uma ferramenta de automação para área fiscal. Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível incorporar soluções digitais que simplificam as rotinas internas e promovem um grande ganho de eficiência.

O departamento fiscal sempre foi marcado por um trabalho bastante burocrático e repleto de atividades repetitivas, certo? Uma boa parte do tempo dos profissionais tinha que ser investido em tarefas como digitação de notas fiscais, emissão de guias ou consultas manuais. Porém, a tecnologia surgiu para mudar essa realidade.

Com uma ferramenta de automação, é possível transformar as operações da área fiscal. Descubra logo a seguir por que você deveria investir na contratação dessa solução.

Maiores obstáculos da área tributária

O Brasil é um país marcado pela burocracia a onerosidade na área tributária. São muitos os impostos que devem ser pagos – tanto pelas pessoas físicas quanto pelas pessoas jurídicas. Conseguir lidar com isso se torna um desafio comum entre as empresas brasileiras.

Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil tem a maior carga tributária da América Latina – chegando a ser 50% superior à média da região.

Além disso, um relatório do Banco Mundial mostra que as empresas brasileiras gastam 1.958 horas ao ano com papeladas relacionadas a impostos e contribuição – um tempo seis vezes maior que a média de 332 horas registrada nos países da América Latina e Caribe.

Com base nisso, podemos destacar os principais obstáculos para a eficiência da área tributária:

  • Excesso de tributos. Atualmente estão em vigor no Brasil quase 100 tributos. E as empresas precisam se preocupar com uma grande diversidade de tributos federais, estaduais e municipais – gerando muitas obrigações principais e acessórias.
  • Tempo com atividades burocráticas. Outro obstáculo da área tributária é o excesso de tempo necessário para realizar todas as atividades burocráticas envolvidas no cumprimento das obrigações.
  • Gestão das informações. Para que seja possível cumprir as obrigações tributárias, é fundamental que as empresas consigam gerenciar corretamente os dados financeiros e fiscais que circulam pela organização. Porém, pode ser muito fácil se perder em meio a tantos dados.
Ferramenta de automação
Business photo created by drobotdean – www.freepik.com

Por que ter uma ferramenta de automação?

Uma ferramenta de automação permite que diversas rotinas sejam executadas sem a necessidade de intervenção humana. Ou seja, os profissionais da área fiscal não precisam mais perder seu tempo realizando tarefas manuais e repetitivas. Em vez disso, um software realiza automaticamente.

Pense nas tarefas relacionadas ao pagamento de tributos. É necessário acompanhar as obrigações, calcular o tributo, fazer a emissão das guias de pagamento e pagá-las. Tudo isso pode tomar algumas horas de trabalho de um profissional. Porém, uma ferramenta de automação pode ficar encarregada de todo esse processo – garantindo eficiência.

Veja quais são os principais motivos pelos quais você deveria investir em uma ferramenta de automação para área fiscal:

  • Redução de custos. Automatizando tarefas, é possível obter uma economia financeira bastante relevante. Os softwares de automação custam menos que um funcionário em período integral e contribuem para elevar a produtividade de todo o setor.
  • Menor risco operacional. Ao eliminar erros humanos, como cansaço ou falta de atenção, uma ferramenta de automação reduz a taxa de erros, proporcionando um menor nível de risco operacional.
  • Processos internos aprimorados. Ao incorporar uma ferramenta de automação, você pode reformular os processos internos do departamento fiscal para garantir o máximo de produtividade dos funcionários.
  • Eficiência no gerenciamento de dados. Todas as informações que passam pela ferramenta de automação ficam organizadas e são facilmente acessíveis. Como consequência, o departamento fiscal consegue gerenciar seus dados com mais eficiência.
  • Compliance fiscal. Por fim, o principal objetivo do departamento fiscal é facilitado com o uso de uma ferramenta de automação: o compliance fiscal. Todas obrigações tributárias são cumpridas com mais eficiência e agilidade.

Dootax: uma solução de automação para área fiscal

Você já conhecia os principais motivos para investir em ferramenta de automação para área fiscal? Com as soluções Dootax, você pode levar todos esses benefícios e muitos outros para a sua organização.

A Dootax é uma startup especializada no recolhimento tributário que possui diversas soluções capazes de automatizar atividades no departamento fiscal – incluindo emissão de documentos fiscais, pagamento de tributos, armazenamento de documentos, manifesto do destinatário e muitos outros recursos.

Quer conhecer melhor as funcionalidades das soluções Dootax? Então visite a nossa página.

Carlos Lima

Formado em publicidade e propaganda, é analista de inbound marketing e mídias sociais na Dootax.

COMENTÁRIOS