Você está ansioso para a Black Friday 2019? Essa data vem se tornando cada vez mais importante para as lojas virtuais brasileiras – gerando uma grande movimentação entre os consumidores e ótimas oportunidades para o ecommerce.

Os resultados alcançados pelos vendedores na Black Friday crescem ano após ano. Segundo dados do e-bit, em 2018 foi registrado um aumento de 23% no faturamento, atingindo cerca de 2,6 bilhões de reais. E o valor do ticket médio também subiu, chegando na casa dos R$ 608,00 por compra.

Para 2019 a expectativa é que esses números sejam ainda maiores – e você pode aproveitar todas essas oportunidades. Basta saber como preparar o seu ecommerce para a Black Friday.

Como preparar seu ecommerce para a Black Friday?

A preparação do seu ecommerce para a Black Friday é essencial para que você consiga maximizar os resultados de vendas e tenha condições de atender o crescimento na demanda. Veja algumas dicas que vão ajudá-lo:

  • Planeje-se com antecedência. Apesar de ocorrer apenas na última semana de novembro, é possível começar a se preparar muitas semanas antes. Uma boa forma de colocar isso em prática é iniciar publicações sobre o assunto nas mídias sociais ou enviar e-mails marketing.
  • Prepare o seu estoque. Com o aumento do número de vendas, é preciso garantir que o seu estoque de produtos consiga dar conta dos pedidos pelo público. Afinal, você não deseja perder boas vendas pela falta de mercadorias em estoque, não é?
  • Faça promoções atrativas. O mercado do ecommerce fica repleto de promoções na época da Black Friday. Para conseguir se destacar da concorrência, procure criar promoções que sejam realmente atrativas para o seu cliente.
  • Explore todo o poder do marketing digital. O marketing digital possui várias ferramentas e estratégias que podem ajudá-lo a aproveitar melhor a Black Friday: anúncios, mídias sociais, e-mail, chatbots, entre várias outras.
Black Friday
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Como funciona o recolhimento de tributos relacionado ao comércio eletrônico?

Além de preparar seu ecommerce para vender mais na Black Friday, também é fundamental estudar o impacto tributário desse aumento de negócios fechados. Afinal, esse é um elemento essencial que deve pesar no seu planejamento financeiro.

Não existem muitas diferenças entre a tributação para um ecommerce e para uma loja física. Os tributos são todos velhos conhecidos: IRPJ, PIS, COFINS, IPI, ICMS, entre outros. Porém, é justamente no ICMS que deve ficar o foco na análise sobre o aumento das vendas.

O ICMS é um imposto estadual que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços. Ou seja, cada venda realizada por uma loja virtual é um fato gerador que gera a obrigatoriedade do recolhimento de uma alíquota do ICMS. E é importante conhecer o impacto dessas despesas no seu orçamento.

Também é por conta do ICMS que ocorre a maior diferença entre a tributação para ecommerce e lojas físicas. Por comercializar para consumidores de todo o Brasil, as lojas virtuais precisam se ajustar às diferentes legislações que regulam esse imposto.

Até pouco tempo, era necessário recolher a diferença entre a alíquota do estado de origem e do estado de destino. Porém, agora a regra mudou: 100% do valor recolhido é destinado à unidade da federação do comprador.

Explore a automação para o recolhimento de tributos

Mais do que considerar os custos extras com os impostos, o aumento da vendas com a Black Friday pode resultar no aumento das despesas das operações internas do departamento fiscal. Afinal, é preciso processar um volume maior de pedidos – e fazer o recolhimento dos tributos devidos para cada um deles.

A solução para contornar esse problema está na automação do recolhimento de tributos. Com o uso de soluções digitais é possível garantir que várias rotinas internas sejam realizadas automaticamente – sem a necessidade de intervenção humana. E isso inclui o cálculo dos tributos, a geração das guias para pagamento e o seu recolhimento efetivo.

Mais do que agilizar processos e aumentar a eficiência do setor fiscal, a automação ainda elimina vários outros problemas indiretos – como problemas com juros por atrasos no pagamento. Além disso, os veículos de entrega deixam de correr risco de ficarem presos em postos fiscais.

Dootax: a solução ideal para pagar seus tributos

Você quer garantir que o recolhimento de tributos aconteça de forma automática no seu ecommerce? Então a Dootax possui as soluções ideais para você. Temos um sistema que automatiza diversos processos do setor fiscal – incluindo o pagamento dos tributos.

Quer preparar o seu ecommerce para explorar a Black Friday com mais segurança? Então conheça os recursos das soluções Dootax!

Carlos Lima

Formado em publicidade e propaganda, é analista de inbound marketing e mídias sociais na Dootax.

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