No dia 29 de maio, foi realizado o Dootax Summit 2019. O local escolhido foi o Cubo do Itaú, importante centro de negócios localizado na região da Vila Olímpia, nobre região de São Paulo.

Foram realizadas palestras sobre a Reforma Tributária, Tributação sobre o consumo – PEC 45/2019 e também sobre Transformação Digital Fiscal

Empresas como Azul, Bayer, Carrefour, Citibank, Claro, Csn, Daifiti, Gol, C&A, Peugeot, Raizen, Axa, Blommin’ brands, Burberry, Cencosud, Grupo Cimed, Desinchá, Ldc, VL, Total Express, Rihappy, Tok&Stok, Souza Cruz, Unilever, entre outras marcaram presença.

O evento foi um sucesso e teve a Flux-IT como patrocinadora oficial. Os temas foram divididos em dois painéis e contou com a presença de pessoas renomadas. 

Transformação Digital Fiscal

O Painel de debate ‘’Transformação Digital Fiscal’’ teve como palestrante Josias Nascimento, representando a empresa Gerdau, importante siderúrgica Brasileira e Magazine Luiza, recentemente mudando sua marca para Magalu, importante rede varejista representada por João Faleiros e como mediador do debate, Alex Leite da Live University que desencadeou de maneira incrível os temas:

  • Como a tecnologia tem ajudado o departamento fiscal e tributário nas empresas?
  • Quais iniciativas de sucesso já foram tomadas nas empresas?
  • Quais os desafios e plano para futuro?

Na ocasião tanto o Josias quanto o João Faleiros apresentaram cases de sucesso de implantação de tecnologias e simplificação no dia a dia do departamento.

Reforma Tributária

No segundo painel do dia, foi apresentado o processo de reforma tributária que está em tramitação no Congresso, a PEC 45/2019, que tem como base o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). 

O painel foi apresentado pelo Dr. Aldo de Paula Jr, sócio na Cescon Barrieu e professor da Pós-Graduação FGV, Yvon Gaillard, Co-fundador da Dootax e Allan Garcia, especialista de sistema financeiro na Apple.

Além de falar sobre a reforma tributária, o tema abriu ainda um bom debate se aquela efetivamente seria a melhor solução na visão das empresas. Como principais destaques temos:

  • O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) vai unificar os 5 impostos (PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS) em um único tributo.
  • Ele terá um prazo de transição, por enquanto, de 10 anos
  • É um novo tributo que está sendo criado em conjunto, entre governo, empresas e sociedade através do Centro de Cidadania Fiscal (http://www.ccif.com.br/)

Startups residentes no Cubo

Para fechar o Dootax Summit 2019 com chave de Ouro, foram realizados alguns Pitches com Startups residentes do Cubo-Itaú, onde cada startup teve 5 minutos para apresentar suas soluções. Com a apresentação do Danilo Picucci as startups apresentadas foram:

Encerramento Dootax Summit 2019

E para finalizar o evento nada mais apropriado do que uma confraternização com relacionamento e troca de ideia com todos os participantes do evento.

Em breve divulgaremos um vídeo com os melhores momentos do evento.

E Lembre-se:

“A mudança e modernização do departamento fiscal está muito além de simples palavras, é uma mudança de mentalidade! E ela será inevitável.”

Nos vemos em breve, ou pelo menos até o próximo Dootax Summit!

Felipe Almeida

COMENTÁRIOS